Ganhadores 2021

O Prix Photo Aliança Francesa chegou aos seus 10 anos em 2020, no mesmo momento em que o mundo passou a enfrentar uma das maiores pandemias já vistas. A crise sanitária internacional sem precedentes que ainda nos assola trouxe mudanças em todas as esferas da sociedade, mas principalmente para a cultura e para as artes em suas mais diversas formas. Artistas de todo mundo tiveram que se reinventar para continuar produzindo e dialogando com seus públicos, assim como a rede de Alianças Francesas no Brasil.

Apesar do cenário, é com grande alegria que recebemos mais de 680 candidaturas para essa 10ª edição do concurso. O grande número de propostas, as mais diversas possíveis, provou que mesmo em um dos momentos mais desafiadores da nossa história recente, podemos encontrar nas expressões artísticas um meio para dar voz às nossas angústias e esperanças, compartilhando com o outro nossas visões de mundo, mesmo que tenhamos que nos distanciar fisicamente.

O tema dessa edição, Reflexos, propôs uma reinterpretação da essência da fotografia diante das transformações do mundo contemporâneo e dos desafios atuais. O reflexo se encontra nas bases da fotografia, e apesar das muitas mudanças desse dispositivo, a fotografia continua sendo feita de reflexos: reflexos das novas vivências e subjetividades, reflexos de uma sociedade transformada pelas tecnologias, reflexos das novas práticas artísticas e suas infinitas possibilidades.

Seja a partir de uma interpretação mais literal ou metafórica do Reflexo, selecionar os vencedores entre as centenas de candidaturas de alta qualidade recebidas se provou uma tarefa árdua. Reafirmamos nosso desejo de promover a criação jovem brasileira contemporânea e apoiar o surgimento de novos artistas, garantindo a paridade e diversidade das formas artísticas apresentadas.

Nessa edição, celebramos também novas parcerias com instituições, festivais e coletivos fotográficos, principalmente na França, mostrando que apesar de estarmos fisicamente distantes, podemos estar mais unidos do que nunca, trabalhando juntos para difundir a produção fotográfica brasileira no país e no mundo.

Parabenizamos todos os fotógrafos que participaram dessa edição do Prix Photo Aliança Francesa, e em especial os selecionados pelo júri oficial e popular do concurso: