logo-site
Estefania Gavina - Prix Photo AF 2017

HISTÓRICO 2014

Tema: Dia de festa na França e no Brasil

Prix Photo

CONHEÇA OS GANHADORES DE 2014 — CONHEÇA OS GANHADORES DE 2014 —

Brunno Covello

Gustavo Moura

Daniel Caron

1º lugarBrunno CovelloCarnaval de Rua do Onodi1º lugarBrunno CovelloCarnaval de Rua do Onodi

Mundo afora o Carnaval do Brasil é conhecido pelos grandes desfiles em grandes cidades, como Rio de Janeiro, Salvador, entre outras. Com muito dinheiro, grandes carros alegóricos e um público internacional, sobra pouco para as pessoas que moram em cidades afastadas ou que apenas procuram uma festa mais tradicional e tranquila. Há 16 anos, um grupo de moradores do bairro Campeche de Florianópolis, cansado do perigo e da falta de segurança do Carnaval do centro da cidade, iniciou o Carnaval de Rua do Onodi.

Com um ambiente familiar, cheio de crianças, cachorros e muita criatividade nas fantasias, os foliões desfilam pela Avenida Campeche cantando as marchinhas tradicionais, até chegarem na Igreja São Sebastião. Lá, permanecem até o anoitecer com muita cerveja e alegria.

2º lugarGustavo MouraFesta de N.Sra. do Rosário – PB2º lugarGustavo MouraFesta de N.Sra. do Rosário – PB

No início dos 80 decidi incorporar definitivamente, a fotografia na minha vida de ser navegante e com isso aproximar-me do convívio com o encantamento dos meus fascínios. Foi assim que em 1995, cheguei a Pombal, no sertão da Paraíba pra conhecer a celebração da Festa do Rosário. Na pauta o livre encontro com o espírito cintilante das manifestações populares e não por acaso, na cidade onde nascera meu avô paterno e de onde meu pai algumas vezes, chegando da tal festa me encandeava com aquelas multicoloridas memórias. Profusão de intensa grandeza, musical e cromática do imaginário popular do nordeste, motivador. Todas as lanças acesas, flechadas na incerteza do primeiro ato.

Prêmio Júri popularDaniel CaronCarnavais de OutroraPrêmio Júri popularDaniel CaronCarnavais de Outrora

“Ai, quem me dera, Os carnavais de outrora, … de palhaços, Ai, quem me dera. Ter você agora, … em meus braços, Venha reviver a meu lado, O carnaval do passado !!!”

A passagem da música Carnavais de Outrora, de Edgard Moraes, traduz o sentimento deste ensaio do fotógrafo Daniel Caron sobre o Carnaval de Rua de Curitiba, que persiste nas mãos de foliões apaixonados que se reúnem nos barracões das comunidades para preparar carros, fantasias e enredo e terem seu orgulho desfilado na Avenida Marechal Deodoro no sábado de Carnaval.

A pesquisa visual começou em 2008, quando Daniel Caron acompanhou pela primeira vez os desfiles na avenida para o projeto 11 Fotógrafos e 1 Carnaval. No ano seguinte, o trabalho de registro começou antes dos desfiles, com visitas aos barracões.

O tema continuou a ser fotografado, ano após ano. Em 2014, quando o ensaio foi premiado, também o Carnaval de Rua de Curitiba reconquistava sua importância, voltando para a Av. Marechal Deodoro, onde tradicionalmente era realizado.

O júri ainda escolheu três menções honrosas: Jorge Aguiar, com a Dança da Fé…Iemanjá; Tadeu Vilani, com O Pradinho; e Rodrigo Cunha Lima, com Carnavaliza.

logo-site