Há 25 anos, o fotógrafo e colecionador Joaquim Paiva, registra cotidianamente em diários fotográficos seus sentimentos, reflexões, observações sobre o dia e a rotina vivida, inquietações filosóficas sobre arte/ vida e muito mais. Essas anotações/montagens compõem os 181 diários fotográficos do artista, dispostos em cadernos de diversos padrões e tamanhos e que serão tema desse encontro a ser realizado no dia 25 de agosto, na sala dos Archeiros, Paço Imperial, Rio de Janeiro.
A intenção do evento, que conta com a organização e apoio dos programas de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) e Artes da Cena (PPGAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é oferecer ao público interessado uma tarde em companhia do autor que pretende não só mostrar os diários, mas ler trechos, comentar e contar histórias sobre eles. “Nossa ideia é possibilitar um ambiente descontraído e acolhedor em que Joaquim possa compartilhar um pouco da sua intimidade, traduzida nestes belíssimos diários”, explica a pesquisadora de fotografia e professora da UFRJ, Teresa Bastos, uma das organizadoras.
Joaquim Paiva é mais conhecido como colecionador de fotografia, com parte de seu acervo já doado a museus cariocas como MAM e MAR, mas nos últimos anos ele tem se dedicado a publicar e exibir seus trabalhos como fotógrafo e artista. Seu último livro foi lançado ano passado. Esta vertente diaristística ainda é desconhecida pela maioria de seus espectadores e esta será uma grande oportunidade para não só ver e ouvir o Joaquim, mas também refletir sobre o gênero diário que ganhou definitivamente espaço na mídia e na literatura e tem se consagrado como um potente veículo de produção de subjetividade contemporânea também na arte.
O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia e contará ainda com participação do doutor em letras pela PUC/Rio e pesquisador Sérgio Barcellos, especialista em diários; com a pesquisadora de fotografia e professora, Teresa Bastos integrante dos programas de pós-graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ e Artes da Cena ECO/UFRJ; como também com o pesquisador Márcio Peixoto do PPGAV/UFRJ.
Data: 25 de agosto 2023, sexta-feira
Horário: 14 às 17 horas
Local: Sala dos Archeiros, Paço Imperial, Praça XV – Rio de Janeiro
Entrada gratuita, sem inscrição prévia
Ficha técnica
Organização e produção: Teresa Bastos, Márcio Peixoto e Lucas Gibson
Participantes: Joaquim Paiva, Sérgio Barcellos, Teresa Bastos e Márcio Peixoto
Apoio: PPGAV/EBA- UFRJ; PPGAC/ECO-UFRJ; CAPES; Paço Imperial; Grupo de Pesquisa FIP/UFRJ.