logo-site
Prix Photo

CONHEÇA OS PARCEIROS DESSA EDIÇÃO — CONHEÇA OS PARCEIROS DESSA EDIÇÃO

AF Brasil

No Brasil, a Aliança Francesa está presente desde 1885 e é o único curso de ensino da língua francesa reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês. Seu primeiro centro foi fundado no Rio de Janeiro, apenas dois anos após a criação da sede, em Paris. Com os métodos pedagógicos e recursos técnicos mais avançados no ensino do francês, a rede brasileira conta com 34 Alianças Francesas e mais de 60 implantações, distribuídas por praticamente todo o país. A Coordenação Nacional do Brasil fica situada no Rio de Janeiro e coordena as atividades pedagógicas e culturais de ensino em todo o país.

Conheça

AirFrance

A Air France é uma companhia aérea global de inspiração francesa, divulgando e promovendo o país ao redor do mundo desde 1933. Com altos padrões e uma atitude centrada em cuidado, bem como um olhar atento à sustentabilidade, transforma o voo em um momento muito agradável e em uma experiência única em todas as suas operações diárias na França, na Europa e no mundo. A companhia está presente em cerca de 200 destinos em todos os continentes, transportando passageiros, cargas e equipamentos de manutenção.

Conheça

Réseau Diagonal

A rede Diagonal, fundada em 2009, é a única rede na França que reúne estruturas de produção e distribuição sem fins lucrativos dedicadas à fotografia. Participa da estruturação da criação fotográfica; acompanha a profissionalização de artistas fotográficos e está comprometida com o desenvolvimento da educação artística e cultural em toda a França.

Conheça

Ateliê Oriente

O Ateliê Oriente é um hub carioca de fotografia, cinema, artes visuais, cultura, educação e uma produtora cultural. Desde a sua fundação em 2010 produziu mais de 500 eventos entre cursos, workshops, imersões, projeções, seminários, feiras, residências artísticas e exposições, sendo metade deles gratuitos. Alguns dos mais marcantes foram a Feira Oriente, as exposições do Prêmio Melhor Portfólio FotoRio, o Prêmio Carlos Lacerda de Fotografia, as residências artísticas, as exposições por convocatória nos festivais de Paraty e Tiradentes e a série de rodas de conversas Foto na Cabeça.

Conheça

REVISTA ZUM

ZUM é a revista de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles. ZUM veicula ensaios visuais, artigos e entrevistas de artistas e pensadores nacionais e internacionais sobre fotografia e cultura visual. A versão impressa da revista ZUM é publicada duas vezes ao ano, em abril e outubro, desde 2011, com conteúdo exclusivo, tiragem limitada e papéis nacionais e importados. Os assinantes da revista impressa recebem a cada edição um pôster de tiragem limitada. A versão online da ZUM publica frequentemente conteúdo inédito, complementando a revista impressa com ensaios visuais, entrevistas, artigos e colunistas.

Conheça

L'Oeil de la Photographie

L'oeil de la Photographie é o site de referência para todas as novidades da fotografia: publicações, destaques, arquivos… Um conteúdo completo e variado, disponibilizado gratuitamente a todos, profissionais e amadores. Cada edição é traduzida diariamente para francês e inglês e informa sobre as últimas tendências, novidades, leilões, publicações dos livros mais esperados…

Conheça

Lovely House

Lovely House é a editora e casa de livros brasileira sediada em São Paulo. Desde 2018, dedica-se à pesquisa, publicação e divulgação de livros de arte, com ênfase na fotografia e em livros de artista, nacionais e estrangeiros. É idealizadora e organizadora da IMAGINÁRIA_Festa do Fotolivro, o primeiro festival brasileiro totalmente dedicado aos livros de fotografia.

Conheça

PhotoClimat

A primeira edição da PhotoClimat, a bienal de fotografia social e ambiental de Paris, aconteceu de 18 de setembro a 17 de outubro de 2021. No programa: uma série de exposições que reúnem mais de trinta artistas internacionais comprometidos, bem como os principais atores do engajamento ecológico na França – ONGs, associações, fundações – para conscientizar o público, especialmente as gerações mais jovens, sobre a urgência da questão do clima. Exposições ao ar livre com design ecológico e acesso gratuito em vários lugares da capital e em instituições da Grande Paris.

Conheça

Embaixada da França no Brasil

O Serviço de Cooperação e Ação Cultural (SCAC) da Embaixada da França no Brasil tem como premissa apoiar, acompanhar e implementar projetos de cooperação entre a França e o Brasil.

Atuamos em quatro áreas especificas: artes e cultura; língua francesa e educação; ensino superior, ciência e inovação; governança (modernização do Estado, direitos humanos e justiça) e desafios globais (desenvolvimento sustentável e saúde). Nossas equipes encontram-se em varias capitais e têm uma vocação regional: Brasília (para as regiões Norte e Centro-Oeste), São Paulo (para a região Sul), Recife (para a região Nordeste), Rio de Janeiro (para a região Suleste) e Belo Horizonte (para o Estado de Minas Gerais).

Contamos também com dois escritórios temáticos com sede em São Paulo e vocação nacional, respectivamente para o setor de cinema e audiovisual e para a área de livro, debate de ideias e músicas atuais.

Trabalhamos em parceria com uma ampla rede francesa no Brasil: Alianças Francesas, Campus France, Escolas Francesas, Centro nacional de pesquisa científica (CNRS), Instituto de pesquisa para o desenvolvimento (IRD), Centro de cooperação internacional em pesquisa agronômica para o desenvolvimento (CIRAD), Instituto nacional da pesquisa agronômica (INRAe), Agência francesa de desenvolvimento (AFD) e Business France.

Conheça

Institut Français

O Instituto francês (Institut français) promove a cultura francesa no exterior, em diálogo com as culturas estrangeiras. Ele atua no ponto de encontro dos setores artísticos, dos intercâmbios intelectuais, da inovação cultural e social e da cooperação linguística. Ele apoia em todo o mundo a promoção do idioma francês e a circulação das obras, dos artistas e das ideias.

Conheça

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade do Brasil, fundada em 1912.  Atualmente as instalações da universidade estão distribuídas entre os diversos campi de Curitiba e de outras cidades do Paraná. A instituição oferta cursos de graduação, sendo cursos de licenciatura, bacharelado, tecnólogo, de mestrado, doutorado, especialização lato sensu, além de residências médicas, cursos técnicos e à distância.

Conheça

Curso História, Memória e Imagem da UFPR

O Bacharelado em História, Memória e Imagem da UFPR é destinado a formar historiadores capacitados para a pesquisa e a mediação em acervos documentais, museus, espaços culturais, órgãos destinados à preservação do patrimônio, bem como para a assessoria a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos e turísticos. Para tanto, o curso valoriza a formação do historiador em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. A estrutura do currículo oferece dois eixos possíveis de formação: História e Memória ou História e Imagem, valorizando as relações entre a história, os lugares de memória e os variados suportes visuais, audiovisuais e digitais utilizados na publicização dos saberes acadêmicos.

Conheça

Curso de Cinema e Audiovisual da PUCPR

O curso de Cinema e Audiovisual da PUCPR é um dos poucos do Brasil que integra conhecimentos de todas as áreas da Comunicação, a partir de uma perspectiva holística e tecnicamente apurada, para atender às necessidades mais latentes e atuais desse mercado.

Na PUCPR, você se prepara de verdade para construir e conceber conteúdos audiovisuais em múltiplas linguagens, com capacitação técnica e teórica para ser um profissional do mercado de produção de filmes contemporâneo e futuro. Venha conquistar uma visão ampla do universo do Cinema e novos horizontes para a empregabilidade no setor.

Conheça

Instituto Federal do Paraná

O Instituto Federal do Paraná é uma instituição especializada em cursos técnicos, tecnólogos e superiores e está presente em todo o território paranaense. Em Curitiba oferece dois cursos na área de fotografia, ambos gratuitamente. Um na modalidade técnico integrado ao ensino médio com duração de três anos. Já o segundo curso na modalidade subsequente ou pós-médio tem duração de 18 meses e é aberto a toda a comunidade que já tenha concluído o ensino médio.

Conheça

EMBAP: Escola de Música e Belas Artes do Paraná

A Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), ou simplesmente 'Belas Artes' como muitos curitibanos se referem, é uma instituição pública de ensino superior, especializada na formação de músicos e artistas visuais. A escola conta com um corpo docente (música, artes) altamente capacitado e com instalações e recursos que crescem a cada dia. A EMBAP, situada no centro de Curitiba PR, conta com aproximadamente 1250 alunos - de Graduação, Especialização e Extensão - distribuídos em diversos cursos, como Licenciatura em Música, Superior de Instrumento, Superior de Canto, Composição e Regência, Licenciatura em Artes Visuais, Bacharelado em Artes Visuais e Museologia, todos gratuitos, assim como os cursos de Especialização (lato sensu) e os cursos de Extensão em música voltados à comunidade em geral.

Conheça
logo-site