logo-site
Prix Photo

CONHEÇA OS PARCEIROS DESSA EDIÇÃO — CONHEÇA OS PARCEIROS DESSA EDIÇÃO

Aliança Francesa Brasil

No Brasil, a Aliança Francesa está presente desde 1885 e é o único curso de ensino da língua francesa reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês. Seu primeiro centro foi fundado no Rio de Janeiro, apenas dois anos após a criação da sede, em Paris. Com os métodos pedagógicos e recursos técnicos mais avançados no ensino do francês, a rede brasileira conta com 34 Alianças Francesas e mais de 60 implantações, distribuídas por praticamente todo o país. A Coordenação Nacional do Brasil fica situada no Rio de Janeiro e coordena as atividades pedagógicas e culturais de ensino em todo o país.

Conheça

Air France

A Air France é uma companhia aérea global de inspiração francesa, divulgando e promovendo o país ao redor do mundo desde 1933. Com altos padrões e uma atitude centrada em cuidado, bem como um olhar atento à sustentabilidade, transforma o voo em um momento muito agradável e em uma experiência única em todas as suas operações diárias na França, na Europa e no mundo. A companhia está presente em cerca de 200 destinos em todos os continentes, transportando passageiros, cargas e equipamentos de manutenção.

Conheça

Initial Labo

O Initial LABO se tornou um lugar único onde a sinergia entre o laboratório profissional, a galeria de fotos, a grande livraria especializada e uma boutique criam um terreno fértil para o desenvolvimento de inúmeros projetos dentro e fora dos muros com as maiores instituições e encontros fotográficos. 

Desde 2018, o Grupo Metropole, por meio dos esforços de Denise Zanet, tem trabalhado para promover a qualidade, a criatividade e a diversidade da fotografia brasileira na França. 

O prêmio Résidence faz parte dessa dinâmica e complementa, entre outras ações, o patrocínio renovado a cada ano com a Bibliothèque nationale de France, que visa enriquecer o acervo de fotografia brasileira contemporânea da instituição. Atualmente, mais de cinquenta fotógrafos e cerca de seiscentas fotografias foram incorporadas ao acervo desde a criação desse patrocínio. As próximas aquisições serão anunciadas em breve, juntamente com novas iniciativas para promover a fotografia brasileira durante a Temporada Cruzada Brasil-França em 2025.

É com grande satisfação que iniciamos essa emocionante residência com nossos parceiros – Alliance Française – BnF – Institut de France – Cité des Arts – Réseau Diagonale – e a Embaixada do Brasil.

Conheça

Réseau Diagonal

A rede Diagonal, fundada em 2009, é a única rede na França que reúne estruturas de produção e distribuição sem fins lucrativos dedicadas à fotografia. Participa da estruturação da criação fotográfica; acompanha a profissionalização de artistas fotográficos e está comprometida com o desenvolvimento da educação artística e cultural em toda a França.

Conheça

BnF

A Bibliothèque nationale de France cuida de coleções que foram construídas ao longo de cinco séculos, principalmente por meio do sistema de depósito legal instituído em 1537 por François 1º. Ela preserva e restaura coleções que são únicas no mundo, representando mais de 40 milhões de documentos de todos os tipos: livros e periódicos, manuscritos, fotografias, gravuras, mapas, planos, partituras, moedas, medalhas, cenários e figurinos de teatro, documentos de áudio e audiovisuais, videogames etc. 

Como um local de excelência e disseminação de conhecimento, a BnF oferece uma ampla gama de eventos culturais: exposições, conferências, concertos, etc. 

Seu histórico local Richelieu, reaberto em setembro de 2022, oferece aos visitantes a oportunidade de descobrir 900 tesouros das coleções da BnF em um novo museu, e a lendária Salle Ovale convida o público a consultar um dos 20.000 livros disponíveis gratuitamente nesse cenário majestoso. 

A Gallica, a biblioteca digital da BnF, oferece acesso gratuito a quase 10 milhões de documentos.

Conheça

Cité internationale des arts

A Cité internationale des arts é uma residência de artistas no coração de Paris que reúne artistas criativos para trabalhar em um projeto de produção ou pesquisa em todas as disciplinas. Por períodos de dois meses a um ano, a Cité internationale des arts oferece um ambiente favorável à criação, aberto a reuniões com profissionais do mundo cultural. Os residentes recebem apoio personalizado da equipe da Cité internationale des arts. No Marais ou em Montmartre, a residência também oferece uma oportunidade de conhecer e conversar com mais de 300 artistas e participantes do mundo da arte de todas as gerações, nacionalidades e disciplinas.

Conheça

Lovely House

Lovely House é a editora e casa de livros brasileira sediada em São Paulo. Desde 2018, dedica-se à pesquisa, publicação e divulgação de livros de arte, com ênfase na fotografia e em livros de artista, nacionais e estrangeiros. É idealizadora e organizadora da IMAGINÁRIA_Festa do Fotolivro, o primeiro festival brasileiro totalmente dedicado aos livros de fotografia.

Conheça

PhotoClimat

A primeira edição da PhotoClimat, a bienal de fotografia social e ambiental de Paris, aconteceu de 18 de setembro a 17 de outubro de 2021. No programa: uma série de exposições que reúnem mais de trinta artistas internacionais comprometidos, bem como os principais atores do engajamento ecológico na França – ONGs, associações, fundações – para conscientizar o público, especialmente as gerações mais jovens, sobre a urgência da questão do clima. Exposições ao ar livre com design ecológico e acesso gratuito em vários lugares da capital e em instituições da Grande Paris.

Conheça

Ateliê Oriente

O Ateliê Oriente é um hub carioca de fotografia, cinema, artes visuais, cultura, educação e uma produtora cultural. Desde a sua fundação em 2010 produziu mais de 500 eventos entre cursos, workshops, imersões, projeções, seminários, feiras, residências artísticas e exposições, sendo metade deles gratuitos. Alguns dos mais marcantes foram a Feira Oriente, as exposições do Prêmio Melhor Portfólio FotoRio, o Prêmio Carlos Lacerda de Fotografia, as residências artísticas, as exposições por convocatória nos festivais de Paraty e Tiradentes e a série de rodas de conversas Foto na Cabeça.

Conheça

Institut Français

Órgão essencial na política externa cultural da França, o Institut Français está investido de uma missão de serviço público e é financiado por subsídios públicos. O Institut Français, ligado ao Ministério da Europa e das Relações Exteriores e ao Ministério da Cultura, possui duas missões fundamentais: promover a língua e a cultura francesas e trabalhar em prol da diversidade cultural. Para isso, atua em colaboração direta com a rede cultural francesa no estrangeiro, cuja atuação pretende amplificar.

Conheça

Embaixada da França no Brasil

O Serviço de Cooperação e Ação Cultural (SCAC) da Embaixada da França no Brasil tem como premissa apoiar, acompanhar e implementar projetos de cooperação entre a França e o Brasil.

Atuamos em quatro áreas especificas: artes e cultura; língua francesa e educação; ensino superior, ciência e inovação; governança (modernização do Estado, direitos humanos e justiça) e desafios globais (desenvolvimento sustentável e saúde). Nossas equipes encontram-se em varias capitais e têm uma vocação regional: Brasília (para as regiões Norte e Centro-Oeste), São Paulo (para a região Sul), Recife (para a região Nordeste), Rio de Janeiro (para a região Suleste) e Belo Horizonte (para o Estado de Minas Gerais).

Contamos também com dois escritórios temáticos com sede em São Paulo e vocação nacional, respectivamente para o setor de cinema e audiovisual e para a área de livro, debate de ideias e músicas atuais.

Trabalhamos em parceria com uma ampla rede francesa no Brasil: Alianças Francesas, Campus France, Escolas Francesas, Centro nacional de pesquisa científica (CNRS), Instituto de pesquisa para o desenvolvimento (IRD), Centro de cooperação internacional em pesquisa agronômica para o desenvolvimento (CIRAD), Instituto nacional da pesquisa agronômica (INRAe), Agência francesa de desenvolvimento (AFD) e Business France.

Conheça

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade do Brasil, fundada em 1912.  Atualmente as instalações da universidade estão distribuídas entre os diversos campi de Curitiba e de outras cidades do Paraná. A instituição oferta cursos de graduação, sendo cursos de licenciatura, bacharelado, tecnólogo, de mestrado, doutorado, especialização lato sensu, além de residências médicas, cursos técnicos e à distância.

Conheça

Curso História, Memória e Imagem da UFPR

O Bacharelado em História, Memória e Imagem da UFPR é destinado a formar historiadores capacitados para a pesquisa e a mediação em acervos documentais, museus, espaços culturais, órgãos destinados à preservação do patrimônio, bem como para a assessoria a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos e turísticos. Para tanto, o curso valoriza a formação do historiador em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. A estrutura do currículo oferece dois eixos possíveis de formação: História e Memória ou História e Imagem, valorizando as relações entre a história, os lugares de memória e os variados suportes visuais, audiovisuais e digitais utilizados na publicização dos saberes acadêmicos.

Conheça

Curso de Cinema e Audiovisual da PUCPR

O curso de Cinema e Audiovisual da PUCPR é um dos poucos do Brasil que integra conhecimentos de todas as áreas da Comunicação, a partir de uma perspectiva holística e tecnicamente apurada, para atender às necessidades mais latentes e atuais desse mercado.

Na PUCPR, você se prepara de verdade para construir e conceber conteúdos audiovisuais em múltiplas linguagens, com capacitação técnica e teórica para ser um profissional do mercado de produção de filmes contemporâneo e futuro. Venha conquistar uma visão ampla do universo do Cinema e novos horizontes para a empregabilidade no setor.

Conheça

Instituto Federal do Paraná (IFPR)

O Instituto Federal do Paraná possui campus distribuídos em todas as regiões do estado do Paraná, ofertando de maneira gratuita cursos de nível técnico, pós-médio, superiores e pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento. Na cidade de Curitiba oferece o curso de PROCESSOS FOTOGRÁFICOS para estudantes de ensino médio com duração de 3 anos e na modalidade de pós-médio com formação em 18 meses. Conheça: www.processosfotograficos.com.br

Conheça

EMBAP: Escola de Música e Belas Artes do Paraná

A Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), ou simplesmente ‘Belas Artes’ como muitos curitibanos se referem, é uma instituição pública de ensino superior, especializada na formação de músicos e artistas visuais. A escola conta com um corpo docente (música, artes) altamente capacitado e com instalações e recursos que crescem a cada dia. A EMBAP, situada no centro de Curitiba PR, conta com aproximadamente 1250 alunos – de Graduação, Especialização e Extensão – distribuídos em diversos cursos, como Licenciatura em Música, Superior de Instrumento, Superior de Canto, Composição e Regência, Licenciatura em Artes Visuais, Bacharelado em Artes Visuais e Museologia, todos gratuitos, assim como os cursos de Especialização (lato sensu) e os cursos de Extensão em música voltados à comunidade em geral.

Conheça

Iandé photographie

IANDÉ, que significa “nós” em tupi-guarani, é um elo entre o Brasil e a França, para fotógrafos, curadores, galerias, colecionadores, professores, pesquisadores e instituições ligadas à fotografia.
Nossos objetivos: apoiar, valorizar e promover a presença da fotografia brasileira na França.
Selecionar e apresentar talentos brasileiros através de parcerias e iniciativas inovadoras. Contribuir para a integração das instituições fotográficas brasileiras ao mundo da fotografia parisiense, Organizar debates, conferências, exposições, seminários, lançamentos de livros e outras atividades afins relacionadas com a imagem. Promover a integração da comunidade francesa à cultura da fotografia brasileira por meio de todas as actividades que estimulem, fomentem e tornem realidade essa conexão França/Brasil

Conheça

Porto de Cultura

A PORTO DE CULTURA é um hub facilitador de projetos artísticos e fotográficos. Produzimos livros, exposições, seminários. Organizamos acervos, redigimos textos curatoriais, acompanhamos o desenvolvimento de projetos autorais, utilizamos as leis de incentivo (Rouanet e ProAC – ICMS) e os editais de cultura. Trabalhamos para fotógrafos, instituições culturais, curadores, galerias, colecionadores e empresas.
Com 25 anos de atuação assinamos a coordenação do Festival Photothings, e de números livros, exposições e seminários sobre fotografia.

Conheça
logo-site